22 maio 2018

“Lá fora: Guia para descobrir a natureza” e “Cá dentro: Guia para descobrir o cérebro”

A minha sugestão hoje centra-se em duas obras atuais e fundamentais: “Lá fora: Guia para descobrir a natureza” e “Cá dentro: Guia para descobrir o cérebro”, da Editora Planeta Tangerina. “Lá fora: Guia para descobrir a natureza”, de Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho, foi criado com a colaboração de uma equipa de especialistas portugueses, nas mais variadas áreas das ciências da natureza, desde a Botânica até à Zoologia. Este livro desperta em todos, desde os mais novos aos mais velhos, a curiosidade sobre a fauna, a flora e outros aspetos do mundo natural que podem ser observados em Portugal. Inclui também propostas de atividades e muitas ilustrações, para ajudar o leitor (em família, com os amigos, ou sozinho) a ganhar balanço, sair de casa e descobrir – ou simplesmente contemplar – todo o mundo incrível que existe “Lá fora”. É um livro que foi vendedor do Prémio “Opera Prima”, atribuído pela Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2015, ao qual foi atribuída uma Menção Honrosa na 19.ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, DGLAB, 2014 e que é aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura.

“Cá dentro: Guia para descobrir o cérebro”, de Isabel Minhós Martins e Maria Manuel Pedrosa, com ilustrações de Madalena Matoso, foi construído com o apoio de uma equipa de neurocientistas, filósofos e psicólogos. Este livro acompanha a evolução do cérebro desde o primeiro segundo, mostra-nos a incrível realidade construída com a ajuda dos sentidos, explica-nos como aprendemos, decidimos ou agimos e também como nos ligamos às outras pessoas, a outros cérebros.

 "Lá fora" e “Cá dentro” são obras de arte que vieram dar um sopro de modernidade ao saber enciclopédico em forma de livro, que muitos pensavam ter perdido o seu lugar com a chegada da internet. São livros científicos que estimulam o leitor e que contribuem para um cérebro mais curioso, motivado e feliz.

Sem comentários: