24 setembro 2010

Hotel Memória (2007)


TORDO, João. Hotel Memória.Ed. Quidnovi, 2007.


O narrador deste romance é um estudante que, ao chegar a Nova Iorque para uma pós-graduação, conhece na universidade uma rapariga bastante enigmática chamada Kim pela qual se apaixona doidamente.
Apesar de achar que nunca será capaz de a conquistar, acaba por ser correspondido no seu amor, embora não chegue nunca a decifrar inteiramente os mistérios que envolvem a rapariga. É por isso também que a morte desta, brutal e inesperada, o vai encher de culpa e remorso e lançá-lo numa espiral descendente que o transformará num autêntico vagabundo.
É então que, sem dinheiro nem bens, o protagonista chega ao Hotel Memória, um estranho lugar na Baixa de Manhattan que parece destinado a albergar criaturas perdidas; e é também aí que conhece Samuel, um excêntrico milionário que o desafia a procurar um fadista português desaparecido, Daniel da Silva, emigrado para os Estados Unidos na década de sessenta. A pouco e pouco, deparando-se com o inesperado a cada esquina, o narrador vai-se embrenhando nesse mistério por resolver e a busca por Daniel da Silva transforma-se na busca do seu próprio eu, da sua identidade perdida e do seu passado.
Tendo Nova Iorque como pano de fundo, dos anos sessenta até ao presente, e criando a figura inesquecível de Daniel da Silva, o fadista que conquista Manhattan com o seu talento, Hotel Memória é, ao mesmo tempo, um romance de mistério, um policial e uma aventura. Inspirado pela ficção de Edgar Allan Poe e de Melville, que são referências constantes, é um livro ao mesmo tempo intrigante e comovente, que lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção.


Críticas de imprensa sobre o livro “Hotel Memória”:

“Hotel Memória é um livro cheio de garra, cru e voraz. Nele estão estampados mundos extremos de emoções, desde o mais inebriante amor, a solidão estéril e a dor cáustica. Nele é possível ouvir com clareza a voz do seu autor, João Tordo. Uma voz que vale a pena continuar a acompanhar com toda a atenção.”
Susana Nogueira

“Romance passado em Nova Iorque, com epílogo em São Francisco, impregnado de uma atmosfera tipicamente americana, dotado de um estilo cuidadamente lírico, romântico, que eleva a escrita jornalística corrente (profissão do autor) a literatura, povoado de personagens desenraizadas (mexicanos, ingleses, portugueses, russos, chineses...), de seres inocentes (Kim) e generosos (Manuel) e de seres escabrosos (chineses dos restaurantes; máfia russa substituta da italiana), de prédios em ruínas habitados por famílias arruinadas, cruzando simultaneamente o apelo nostálgico do fado com a vivacidade do jazz e a atmosfera universitária com o ambiente sórdido das ruas dos velhos bairros nova-iorquinos (...) João Tordo retrata nos seus romances os elementos principais das metrópoles do final do século XX. A solidão, o desenraizamento, o abandono existencial, o vazio ontológico, apenas preenchidos pela futilidade, o anonimato e a banalidade do mal, que o herói combate, criando uma vontade de rectidão e justiça (...) Romance de leitura obrigatória, revelando um futuro grande escritor.”
Miguel Real, Jornal de Letras

“Neste regresso, João Tordo confirma o seu talento com um romance que mistura géneros (mistério, policial, aventura. [...] A maioria das personagens são homens e, apesar de se estar dentro de um universo predominantemente masculino, com violência, sexo, drogas e álcool, acabam por ser acções das mulheres a fazer com que as personagens, na sua imensa solidão, sejam levadas ao limite. E quando se atinge o limite o que se faz? Morremos com a lidar com a culpa ou lutamos pela redenção? A resposta está em Hotel Memória.”
Isabel Coutinho, Público

Sem comentários: