30 junho 2010

Hugo Santos na Biblioteca Municipal de Ourém



O escritor Hugo Santos estará, no próximo dia 03 de Julho, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal de Ourém, para apresentar o seu mais recente livro “Os labores de Adão e os artifícios de Eva”.
A apresentação da obra estará a cargo do poeta e dramaturgo Domingos Lobo e haverá um momento de declamação de poemas de Hugo Santos, na voz e mestria de Jorge Lino.
No final, a oportunidade de conversar com o autor e adquirir a obra apresentada, a preço de feira do livro. A não perder.


Nota biográfica:
Hugo Santos nasceu em Campo Maior e foi professor do 1.º Ciclo.
A sua obra literária fala da beleza do Alentejo raiano e reflecte o espaço da casa, da família e do silêncio, cheio de vozes, da planície.
Poeta, contista e romancista, muitos dos seus livros foram premiados. Foi vencedor do Prémio de Poesia Mário Viegas, Prémio Miguel Torga (romance), Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca e Prémio Nacional de Poesia Sebastião da Gama.
Entre as suas obras principais contam-se: Os Rios Sobre a Parede (poesia), O Domador de Pássaros (poesia), A Mulher de Neruda (romance), O Segundo Ofício das Nostalgias (contos) e As Mulheres que Amaram Juan Tenório (romance).
Em 2008 publicou o livro “Eu, a casa, os bichos e outras coisas”, recomendado pelo PNL para leitura orientada na sala de aula com alunos do 5º e 6º ano de escolaridade que ainda não adquiriram hábitos de leitura.
Em Março de 2010 lançou o livro “Os labores de Adão e os artifícios de Eva”.


Sinopse por Urbano Tavares Rodrigues – “Os labores de Adão e os artifícios de Eva”
Os Labores de Adão e os Artifícios de Eva é um livro brilhante e profundo onde Hugo Santos nos dá, com o seu talento verbal e a sua extrema sensibilidade, a visão que dos mesmos amores vividos têm os homens e as mulheres que os partilharam. É notória a maior riqueza de apreensão e análise do vivido por parte das mulheres, o que não causa surpresa a quem tenha acompanhado a obra poética e ficcional de Hugo Santos.
Poucos escritores em Portugal terão essa sua intuição, esse seu conhecimento do feminino, que o torna um verdadeiro sedutor, ou seja, um cúmplice da mulher nos seus desejos e segredos. Só essa sua «alma feminina» lhe permitiria escrever tantas páginas de sedução e entendimento da mulher.
Pela qualidade da escrita, pela riqueza dos entrechos, pela magia dos sentimentos e da sua escalpelização, Os Labores de Adão e os Artifícios de Eva é um admirável livro de contos ou, se o quisermos ver de outro modo, um romance feito de múltiplas narrativas. Obra para ler e meditar, breviário de amor.” [Urbano Tavares Rodrigues]

Sem comentários: