09 março 2009

A semana da leitura

Fotografia de Justin Cartier



Na semana passada, nas escolas públicas por todo o País foram levadas a cabo iniciativas relacionadas com a promoção da leitura.
Apercebi-me que as actividades tendem a ser muito semelhantes nas várias escolas, mas esse, a meu ver, não é um aspecto negativo da acção. Na verdade, se as estratégias têm sucesso num determinado ano e numa determinada escola, por que motivo as devemos mudar? Com base apenas na atracção pela inovação?
A leitura em voz alta, os conselhos de leitura entre pares, o contacto directo com escritores e ilustradores e a participação das famílias dos alunos são (e serão) estratégias muito positivas, uma vez que colocam a experiência da leitura e os afectos “dentro do mesmo saco”.
O facto de as iniciativas em si não consagrarem grande novidade não me parece ser o mais importante. Uma semana por ano a vivenciá-las até deixa, em quem nelas participa, vontade de que a semana da leitura do ano seguinte chegue depressa e aguça o desejo de prolongar essa experiência aos restantes dias do ano.

1 comentário:

Susana Júlio disse...

Mas olha que nem todas as escolas realmente alinham nesse género d einiciativas, infelizmente...depende sempre muito da comunidade escolar em que a escola está inserida!
Ainda bem que gostaste desta experiência! Venham mais!
:)