07 abril 2008

Desafio musical

Recebi da Teia de Ariana um desafio: escolher seis (apenas seis) músicas que marcaram as nossas vidas.
Quando estava a transcrever o poema e a ouvir a melodia da música do anterior artigo, percebi que, sim, essa (Postcards from Italy) seria uma das que colocaria na minha lista pessoal.
E foi com grande alegria que reparei que, assim sendo, muitas outras ainda estarão para vir e tomar o seu lugar na minha lista de futuro.
Gostei da ideia e decidi, finalmente, procurar as seis músicas que mais me marcaram até hoje.
Qual seria o critério de escolha?
As melhores, as mais perfeitas, as mais consagradas?
Não. Decidi escolher aquelas que já me fizeram chorar, as que provocam no meu coração uma alegria que me faz (ainda hoje) querer pular, as que me arrepiam e as que transformaram o meu pequeno mundo.
Assim sendo, aqui vai a lista, sem nenhuma música dos Beirut (ainda) e ordenada arbitrariamente:

- Por quem não esqueci – Sétima Legião;
- Les Mystérieuses Cités D'Or (tema dos desenhos animados com o mesmo nome);
- Shiny Happy People - R.E.M.;
- Linger - The Cranberries;
- They Dance Alone – Sting;
- Noite de Verão – Trovante.

Devo dizer que à conta deste desafio já ri e já me fartei de chorar! Não quero de maneira alguma provocar tais sensações à Justine e à Tanita, mas é precisamente a elas que vou passar o desafio, por mera e sincera curiosidade.












8 comentários:

Tanita disse...

Aceito o desafio e vou responder assim que a Leonor me der um tempinho maior para eu escolher e falar sobre elas...
Apesar de achar que já estão espalhadas pelo blog...
Beijinhos

Tanita disse...

Já está respondido!
O que não vale ter de tirar leitinho de madrugada...
Beijinhos

Susana Júlio disse...

...epá...também vejo aqui músicas que são daquelas que mexeram comigo...é bem verdade! Os Sétima Legião. a música das Cidades do Ouro (já te disse que tenho a série finalmente?!), os R.E.M., ...e o Sting...e eu que ainda só apresentei um tema...é um desafio tão complicado...mas um dos próximos posts será o segundo tema. Está para breve pois já me decidi qual vai ser o tema.
De facto, o critério de escolha é mesmo esse...acabam por não ser os grandes temas mas sim aqueles que nos marcaram de algum modo, que mexeram connosco e nos fizeram sorrir ou chorar...e que de cada vez que voltamos a escutá-los conseguimos reviver tal e qual determinados momentos do passado.

:)))))

MB disse...

Eu aposto que a 7ª música é uma dos U2... Difícil é escolher! :)

Justine disse...

Tita, isto não se faz! Como é possível escolher 6 músicas de uma vida de 6 décadas?? E como a tarefa é impossível, escolhi 6 que me dizem muito(provavelmente algumas nem conheces),como há outras tantas e mais outras tantas que também...
Aí vão:
Pequeña serenata diurna -Silvio Rodriguez
La chanson des vieux amants -Jacques Brel
Cry me a river -Dinah Washington
20 aniversario -Patxi Andión
Eu te amo - Chico Buarque
Estrela da Tarde - Carlos do Carmo

Já estão 6, não estão? Mas tenho de mandar-te um "brinde":

João e Maria - Chico Buarque!!

Beijinhos :))

Anónimo disse...

Vim aqui espreitar, como gosto de fazer... Sem más intenções!
E não rsisto a dizer que o comentário da justine - que é mais do que isso - me tocou particularmente. Poirque será? Porque será que, entre as selecções possíveis, aquela que ela fez se justaporia à que eu faria sobre o tema "cretcheu" (quem não sabe que vá a um dicionário de crioulo)? Porque será?
E sobre o tema vida e morte (severinas), talvez:
Acordai - Zé Gomes-Lopes Graça
A morte desceu à rua - Zeca Afonso
Le Dernier Repas - Brel
J'arrive - Brel
Sometimes I feel like a motherless child - ?
Pedra Filosofal - Gedeão-Manel Freire.
Estão 6? Então paro.
Desculpem ter-me intrometido.

©carmen zita disse...

Tanita:
Muito obrigada por teres participado. Já vi as tuas escolhas. Realmente algumas delas já as imaginava lá... Beijo grande para ti e para a bailarina Leonor.

Su:
Também achava que teriamos algumas recordações em comum. Foi muito bom recordar estes sons. É quase como o cheiro da terra recém-molhada, numa tarde de Verão.

Elsa:
Apostas bem! Dos U2 seria quase impossível escolher só uma. E faltam os James, os Depeche Mode, o Sérgio Godinho... Tantos, tanto, tantos!

Justine:
Tenho de dizer que estava muito curiosa em relação às suas escolhas, mas já tinha pensado em Jacques Brel, por acaso... As que não conheço vou procurar!
Mil vezes obrigada por ter participado.

Mountolive:
Seja muito bem vindo!
Que bom foi poder contar com a sua escolha também!
A "Acordai" é daquelas que também me arrepia; associo-a positivamente aos meus pais e à minha infância/juvetude. Era uma que poderia mesmo fazer parte da minha lista. Adoro cantá-la.
Volte sempre!

susemad disse...

Todas as tuas escohas até podiam ter sido muito bem as minhas, pois também gosto imenso dessas músicas!